4-Xtremes – Parte 38: Andrea e Mike à descoberta do norte agreste de Espanha

Série: 4-Xtremes – The World Tour

Sempre em frente até à Galiza.

Desde que Andrea e Mike chegaram a Espanha já percorreram vários quilómetros. Viajaram desde o País Basco – sempre ao longo da costa atlântica setentrional – até à Galiza. Como foi? Isso podem ler agora aqui.

Assim dá prazer conduzir – mesmo um camião largo: Andrea e Mike estão impressionados com a infraestrutura das estradas espanholas.

A Espanha oferece uma variedade de diferentes paisagens e pontos de interesse. Por isso, é difícil planear uma rota sensata quando se chega, como nós, inesperadamente a Barcelona com nosso Axor. Decidimos viajar para o País Basco situado a Norte – e daí, ao longo da costa atlântica setentrional até à Galiza, totalmente no noroeste.

Do que nos apercebemos logo a caminho do País Basco: as estradas em Espanha são espetaculares. As infraestruturas estão em ótimo estado e muitas vezes são bem largas até para o nosso camião. Também aqui, tudo depende às vezes do último quilómetro. Quando próximos da costa encontramos uma ou outra aldeia, onde nos tivemos de informar antes se podíamos «atravessar» – e aí era preciso mais concentração ao volante. Mas é isso que torna o Overlanding emocionante!

Mudança drástica do clima.

No País Basco, uma cadeia de montanhas separa a costa do interior. O clima muda drasticamente de seco e ensolarado para tempestuoso e chuvoso. Com temperaturas por volta dos zero graus, fomos rumo a Salto del Nervión, uma das maiores quedas de água da Europa com mais de 220 metros. Encontramos um lugar para acampar lá perto. Assim pudemos ir várias vezes a pé ou de bicicleta até Salto – para apanhar um momento do dia sem nuvens densas e com a vista desimpedida para a queda de água e o vale.

As paisagens cársticas são impressionantemente selvagens. De bicicleta seguimos o curso da falésia de onde cai a água. No início, achamos que era uma excelente ideia. Mas depois o caminho era cada vez mais íngreme, lamacento e cheio de pedras e raízes. Tivemos de empurrar muitas vezes as bicicletas à mão ou até de as carregar. Chegamos todos partidos, mesmo antes de cair a noite, ao pé da nossa cadela Aimée, que ficou a dormir no corpo do camião.

Uma mistura colorida de estilos de construção em Bilbao.

No dia seguinte, muito mais relaxados, fizemos uma curta viagem com o Axor em direção à costa. Mal passamos as montanhas, apareceu de novo o sol. O nosso destino: Bilbao. Situada num vale no rio Ría de Bilbao, possui um centro com vários prédios altos. Em grandes cidades optamos quase sempre por lugares de estacionamento menos aventureiros e mais seguros. Desta vez ainda tivemos direito a uma excelente vista sobre a cidade.

E a localização também era boa: em menos de uma hora a pé chegamos ao moderno museu Guggenheim. É muito raro ver uma cidade com uma mistura tão colorida de estilos de construção como Bilbao. Já para não falar dos inúmeros parques e zonas verdes e, no geral, um ambiente cheio de vida.

Na sua viagem ao longo da costa norte selvagem de Espanha …
… os Kammermann encontraram este local de filmagens da «Guerra dos Tronos» …
… costas rochosas selvagens …
… e a Playa de la Ñora, rodeada de uma densa floresta de eucaliptos.

No veterinário.

Estava planeado continuar viagem no dia seguinte. Mas a Aimée não se encontrava muito bem desde a semana passada. Por isso decidimos ir com ela a um veterinário. Infelizmente, nesse dia – um domingo – apenas estavam abertas duas clínicas veterinárias no centro da cidade. Não quisemos arriscar ir para lá com o Axor e optamos por chamar antes um táxi que aceitasse animais.

É nestes momentos que nos apercebemos o quão importante é saber falar o idioma do país. Também foi por isso que tudo correu tão bem. Umas horas depois, estávamos de regresso ao camião com meia dúzia de medicamentos para a recuperação da Aimée. Ficamos mais dois dias em Bilbao para observar o estado da nossa patuda.

Voo de drone sobre a ilha de «A Guerra dos Tronos».

A primeira minietapa depois desta paragem leva-nos a Gaztelugatxe, uma pequena ilha em frente a uma costa rochosa que encontramos durante uma das nossas pesquisas. O que não sabíamos: Gaztelugatxe foi um dos locais de filmagens para a série de sucesso «A Guerra dos Tronos» – e agora é tão visitada que se tem de fazer uma reserva com antecedência.

Contudo, quando chegamos, deparamo-nos com outro cenário: uns dias antes, um deslizamento de terra bloqueou o caminho para a ilha e não estava praticamente ninguém no local. Não tivemos acesso a Gaztelugatxe. Mas alguns dos miradouros estavam desimpedidos e pudemos deixar voar os nossos drones por cima da ilha para tirar fotografias.

Museu Guggenheim futurista, ruas estreitas, tradicional ambiente portuário: Bilbao destaca-se pela sua charmosa mistura de estilos de construção.

A não perder ao longo da costa atlântica.

Ao longo da costa no sentido oeste existem inúmeras praias e troços de costa que se podem visitar. Escolhemos algumas – e ficamos particularmente impressionados com Urros de Liencres, uma série de rochas projetadas do mar perto da cidade de Torrelavega. Muito mais a oeste, na região das Astúrias perto de Gijónm, ficamos encantados com a Playa de la Ñora, uma praia rodeada de uma densa floresta de eucaliptos.

A partir de Gijón já não falta muito para a fronteira da Galiza, a região mais chuvosa da Espanha. Aqui temos de ficar atentos à previsão de tempo seco para fazermos os nossos passeios. É por isso que aqui também não se encontramos muitos turistas, muito menos agora nesta altura do ano. Apesar disso, vamos seguir a nossa rota. Pois as paisagens mais selvagens são as que mais nos fascinam. Mas temos de ter atenção a uma coisa: encontrar um lugar de estacionamento em que o Axor não abane fortemente com o vento.

Uma viagem inigualável.

Andrea und Mike Kammermann já estão na estrada há três anos com o seu Axor. "4-Xtremes - The World Tour" é o lema da viagem em que os dois suíços partiram em meados de 2020 - e que partilham com comunidade RoadStars! Mantenha-se atualizado e não perca nenhum dos destinos fantásticos para onde este casal de aventureiros se dirige.

Encontram aqui todas as partes da série «4-Xtremes – The World Tour».

A evolução da viagem antes da travessia para a América do Sul pode ser encontrada aqui.