4-Xtremes – Parte 58: Bem-vindo ao país das curiosidades!

Série: 4-Xtremes – The World Tour

Visitar o Nessie.

Paisagens ímpares, disciplinas desportivas voluntárias e o mítico Loch Ness: Na Escócia, os Kammermann experimentaram todas as coisas típicas, mas também ficaram admirados com as condições de banho inesperadamente perfeitas.

Sol brilhante sobre uma praia de areia fina e um mar azul profundo. Então, onde pensam que estamos? Não vai querer perder isto! Pois também nunca tínhamos pensado na Escócia para férias de praia. Mas são exatamente essas melhores condições que a ilha nos oferece no nosso caminho até Edimburgo. Com 20 graus agradáveis e apenas algumas nuvens no céu, vamos praticar caiaque e desfrutar desta adição de verão.

Ao chegar a Edimburgo, dirigimo-nos à procura de um lugar de estacionamento. Vocês sabem que, nas grandes cidades, temos de ter especial cuidado ao fazermos visitas de exploração durante algumas horas. No entanto, raramente tivemos um lugar de estacionamento mais seguro do que desta vez – estamos mesmo à frente da sede da polícia.

Como fazer férias: Após um passeio de caiaque…
… o dia termina junto ao mar num espetacular cenário.

Rios selvagens, framboesas frescas e árvores de sonho.

A caminho do castelo, passeamos pelo parque da cidade e admiramos a forma como o relógio de flores mais antigo do mundo é tratado com o maior cuidado. À medida que nos aproximamos do castelo, cada vez mais pessoas vêm na nossa direção. Aí, dois eventos cativam: o festival Fringe, que oferece maioritariamente presenças de teatro e de comédia, e o Royal Edinburgh Military Tattoo, o maior festival de música da Escócia. Para além da maioria das peças militares, há alguns anos que oferece dança e canto de civis. Infelizmente, os bilhetes esgotaram-se, mas podemos vivenciar a essência das diferentes bandas. Espetacular com o castelo de Edimburgo como cenário!

Depois da grande cidade, mergulhamos primeiro alguns dias na floresta «Hermitage». Uma paisagem de conto de fadas com rios selvagens, framboesas frescas e árvores de sonho. Rodeado de verdes densos, o contraste feito pelas multidões nos dias passados é muito bem-vindo.

Edimburgo impressiona com o seu centro histórico e vista para o castelo,…
… construções de monumentos históricos,…
… e o mais antigo relógio de flores do mundo.
Atuações estridentes no Royal Edinburgh Military Tattoo Festival.
Na floresta de Hermitage, os Kammermann apreciam o silêncio após a cidade…
… e encontram framboesas selvagens.

Não há nada mais típico da Escócia: os Highland Games.

Quanto mais chegamos a norte, mais estreitas são as estradas. Frequentemente, é apenas uma via com desvios ocasionais. Aqui aplica-se obviamente a cedência de passagem: abrem espaço para o nosso Axor imediatamente. No meio do Cairngorms National Park, não há melhor cenário de fundo do que esta paisagem árida e austera com declives rochosos íngremes sobre lagos azulados. Deparamo-nos com os Highland Games numa pequena aldeia. Das Pipe Bands, ou seja, grupos com gaitas de foles e tambores, passando pelo lançamento do martelo, lançamento do peso, lançamento de troncos de árvore e danças de terras altas, temos o programa escocês completo. Neste dia, o tempo também se revela típico de um país: depois do sol seguem-se nuvens escuras e aguaceiros. A caminho das colinas de regresso ao Axor, passamos por gado das terras altas, veados e ovelhas – e, desta forma, podemos dizer que vimos quase tudo o que devíamos ver na Escócia num só dia.

A caminho do Cairngorms National Park.
Os Highland Games impressionam através de disciplinas como tocar gaitas de foles…
… lançamento de pesos…
… danças da terra alta num axadrezado a condizer…
… e lançamento de troncos.
Uma manada de veados…
… e gado das terras altas completam as típicas maravilhas do país.

Desvio para o Loch Ness.

Continuamos a nossa viagem pela antiga estrada, a A 939, pelas Highlands e tudo nos deslumbrava em cada esquina. A erva-dos-prados brilha no sol numa superfície ampla e decora as colinas. Não nos cansamos disso. Por fim, chegamos à ponte Gairnshiel, que já foi construída em 1749 e, devido a esta idade majestosa, só está homologada para veículos até 18 toneladas. Felizmente, o Axor, que pesa doze toneladas, não é afetado, podendo continuar sem dificuldades.

E chegou, finalmente, a hora de tomarmos o derradeiro destino da Escócia, rumo a norte: o Loch Ness. Ainda assim, sabemos que é uma armadilha para turistas, não podemos passar por ele – as histórias que rodeiam este lugar são lendárias. Claro que não há um monstro marinho para ver, mas visitamos o museu divertido e educativo que conta a história do Nessie e as pesquisas relacionadas. Mas para nós, a perceção é que a lenda do Loch Ness deve-se mais a um marketing de sucesso do que a verdadeiros avistamentos. No entanto, vale a pena visitar o lago.

Como se o arco-íris tivesse sido feito para eles…
… os Kammermann percorrem as Highlands num cenário perfeito.
A ponte Gairnshiel, construída em 1749, está limitada a 18 toneladas – para o Axor não há problema.
Infelizmente, os Kammermann só experienciaram um encontro com Nessie em imagens.
A visita a Loch Ness valeu, na mesma, a pena.
Na sua despedida, os Kammermann encontram na costa de John O'Groats um céu com cenário dramático.
Há muitos potenciais destinos, mas para os Kammermanns, o próximo não está muito longe.

A estrada mais curta do mundo.

Fazemos a nossa próxima paragem em Inverness, que só foi declarada «cidade» em dezembro de 2000 e agora é a cidade mais a norte do Reino Unido. Aqui, reabastecemos novamente as nossas reservas e, pela primeira vez, voltamos a abastecer um pouco de gasóleo desde a nossa estadia em França. A densidade populacional diminui significativamente a norte e, por conseguinte, há menos opções de abastecimento. Começa, aqui, agora também a conhecida North Coast 500, que percorre toda a costa norte da Escócia numa extensão de 830 quilómetros. Passamos uma noite calma, apesar do vento forte, num porto pequeno e acolhedor.

Antes de sairmos definitivamente da Escócia continental, há uma paragem muito curta que tem de ser feita na estrada mais curta do mundo. Com 2,06 metros, é mais curta do que o nosso Axor. Na verdade, trata-se mais de um cruzamento com nomes de ruas próprios, que conseguiu, por este meio, entrar no livro dos recordes do Guiness.

Alguns quilómetros mais além, chegamos finalmente a John O'Groats, um pequeno lugar, frequentemente referido como o ponto mais a norte da ilha principal do Reino Unido. Mais uma vez, vimos muitas coisas – algumas que se podia esperar, outras que surpreenderam. Não se torna aborrecido. Vejamos quais os destaques que as pequenas ilhas têm para nos oferecer.

Uma viagem inigualável.

Andrea und Mike Kammermann já estão na estrada há três anos com o seu Axor. "4-Xtremes - The World Tour" é o lema da viagem em que os dois suíços partiram em meados de 2020 - e que partilham com comunidade RoadStars! Mantenha-se atualizado e não perca nenhum dos destinos fantásticos para onde este casal de aventureiros se dirige.

Encontram aqui todas as partes da série «4-Xtremes – The World Tour».

A evolução da viagem antes da travessia para a América do Sul pode ser encontrada aqui.