4-Xtremes – Parte 71: Lugar cativo no "fim do mundo"

Série: 4-Xtremes – The World Tour

Missão cumprida!

Andrea e Mike chegam ao sul da Terra do Fogo: o "fim do mundo". A etapa para lá chegar é longa e dura. Desde barcos surpreendentemente pequenos até pragas, desde travessias de fronteiras até uma súbita entrada no inverno.

Boas-vindas à Terra do Fogo! O nome da ponta sul da América do Sul remonta ao navegador Fernando Magalhães, que afirmou ter visto inúmeros fogos aqui, acendidos pelos habitantes indígenas da região.

Ushuaia situa-se no sul da Isla Grande da Tierra del Fuego, a grande ilha da Terra do Fogo. A cidade é como um local de peregrinação para os viajantes. Não admira, já que é considerada o "fim do mundo". Quem, de alguma forma, tiver a possibilidade, gostaria de ir lá. Hoje podemos anunciar-vos: o Axor e nós atingimos este grande destino da etapa do nosso "4-Xtremes - The World Tour".

O caminho até aqui, ou seja até ao fim do mundo, foi bem longo. Até o último troço, no qual vos levamos hoje, estende-se por cerca de 1000 quilómetros. Começa na localidade costeira de Puerto San Julian, na província de Santa Cruz, na Argentina. Na réplica de um para um do "Victoria". E com um espanto sobre o tamanho do navio, com o qual o mundo foi navegado pela primeira vez. Cinco navios, todos entre 20 e 30 metros de comprimento e 6 a 10 metros de largura, zarparam em 1519 sob o comando do navegador português Fernão de Magalhães. A bordo: um total de 237 homens. Cerca de três anos depois, apenas o "Victoria" com 18 homens chegava ao porto de origem.

Mais pequeno do que o esperado, mais alto do que o habitual: a réplica fiel de um barco da frota de Magalhães e a ondulação ao largo da costa atlântica argentina.

Da Argentina para o Chile e de volta.

O próximo destino é o Parque Nacional de Monte León, também situado na província de Santa Cruz, também na costa. Mais a norte, vivem aqui uma série de pinguins-de-magalhães e leões-marinhos. Mas ainda mais nos fascina a enorme diferença entre a maré alta e a maré baixa: nove metros! Na maré baixa, tiramos fotografias da praia.

Após cerca de 420 quilómetros, a Ruta 3 transforma-se em Ruta 255. Porque passamos a fronteira com o Chile. Tudo correu sem problemas. No entanto, nos dias anteriores tivemos de adaptar bastante as nossas reservas de comida. O Chile proíbe a importação de alimentos frescos, tais como fruta, legumes, carne e produtos lácteos. Quando atravessamos a fronteira, só temos arroz, massa e legumes em lata a bordo.

Por ferry, passando pelo Estreito de Magalhães.

Uma boa hora depois. Estamos à espera do ferry que nos levará pelo Estreito de Magalhães - o lendário navegador é considerado o seu explorador. Depois de subirmos a bordo do barco, a viagem é rápida. 30 minutos depois estamos na Terra do Fogo. A ponta sul da América do Sul tem esse nome, porque Magalhães afirmou ter visto aqui inúmeros fogos da população indígena.

Chegado à Isla Grande de Tierra del Fuego, em vez da rota direta para sul, percorremos uma estrada mais pequena que percorre o Estreito de Magalhães. Ou melhor ainda: conduzimos numa estrada de cascalho ao lado da estrada que está a ser construída. Por isso, reduzimos novamente a pressão do ar nos pneus, para que a condução seja muito mais confortável. Depois de algum tempo, um Arocs cor de laranja radiante com carroçaria basculante vem na nossa direção.

O sol brilha seguido de mau tempo: O tempo muda de forma rápida e frequente na Terra do Fogo.

Praga de castores e numerário.

Como não gostamos de conduzir no escuro, passamos uma noite ao lado da estrada. Assim que o transporte de estaleiro para ao fim da tarde, vemos uma família de castores. Por muito adoráveis que sejam, são uma praga na Terra do Fogo. Os castores foram introduzidos por comerciantes de pele da América do Norte na década de 1940. Como não têm nenhum predador natural na América do Sul, espalham-se sem controlo e roem as árvores. Com implicações enormes para todo o ecossistema.

No dia seguinte, chegamos a Porvenir. Na encantadora cidade de 7000 habitantes, levantamos dinheiro chileno e compramos um cartão SIM e alguns alimentos frescos em pequenas lojas. As pessoas são muito simpáticas e ficam felizes com o contacto com os viajantes. A um bom bocado de viagem, vemos a única colónia de pinguins-rei fora das ilhas subantárticas.

Finalmente floresta!

A fronteira entre o Chile e a Argentina corre como uma linha em direção norte-sul através da grande ilha de Terra do Fogo. Passamos por ela e chegamos à Costa do Atlântico após alguns quilómetros. A sul da cidade costeira do Rio Grande, a paisagem está a mudar. Depois de semanas em que viajamos pelo meio do deserto e estepe, voltamos a ver árvores e rios.

Fazemos uma pausa no Fagnano, o maior lago da Terra do Fogo. O verde viçoso da floresta de faias e a cor da água em que se reflete são uma alegria.

Alguns dias depois, finalmente chegou a hora: chegamos a Ushuaia. A cidade com mais de 100 000 habitantes estende-se no sopé de uma colina montanhosa no Canal Beagle. No porto, encontra-se um navio de cruzeiro e os seus passageiros atravessaram a cidade. Fazemos fila para tirar uma fotografia no sinal "Fim do mundo". Depois de fazermos isso, passamos para um miradouro com vista desimpedida sobre a cidade para pernoitar. Acima de tudo: através da janela da nossa carroçaria habitável, podemos observar o vale. Um verdadeiro lugar cativo.

O fim não é realmente o fim.

O tempo aqui é extremamente instável. Com tempo ensolarado atravessamos o "portão da cidade" de Ushuaia, com um belo tempo passeamos ao longo da costa. Na manhã seguinte, caem flocos grossos. A neve não é suficientemente fria para um solo branco, ainda assim é bonita. Passamos um "dia de inverno" acolhedor e na manhã seguinte podemos desfrutar de um nascer do sol espetacular.

Ushuaia pode ser o fim do mundo, mas não o fim da nossa viagem. A partir de agora, temos uma direção: para norte.

Uma viagem inigualável.

Andrea und Mike Kammermann já estão na estrada há três anos com o seu Axor. "4-Xtremes - The World Tour" é o lema da viagem em que os dois suíços partiram em meados de 2020 - e que partilham com comunidade RoadStars! Mantenha-se atualizado e não perca nenhum dos destinos fantásticos para onde este casal de aventureiros se dirige.

Encontram aqui todas as partes da série «4-Xtremes – The World Tour».

A evolução da viagem antes da travessia para a América do Sul pode ser encontrada aqui.