4-Xtremes – Parte 25: «Dança sobre o vulcão» para os Kammermann

Série: 4-Xtremes – The World Tour

Abrasador!

O Etna tem tido uma atividade intensa desde o início deste ano. Motivo suficiente para Andrea e Mike ousarem subir bastante o vulcão com o seu Axor. Espírito explorador que é recompensado!

Timing perfeito: o Etna mostra-se particularmente ativo este ano; Andrea e Mike experimentam-no «em primeira mão».

Um motivo pelo qual gostamos tanto da nossa casa sobre rodas: o Axor com espaço de habitação dá-nos a liberdade de podermos permanecer em locais sem infraestruturas e aproveitar a natureza. Coisa que acabámos de aproveitar mais uma vez: na Sicília.

Talvez a maior experiência da natureza que a ilha italiana pode proporcionar é o Etna. Este ano, isto é particularmente verdade, pois desde janeiro que o vulcão tem voltado a estar muito ativo. O cume situa-se a uns bons 3.300 metros de altitude. Escolhemos uma rota que nos leva até aos 2.000 metros.

Na Sicília, os Kammermann passam por campos de lava…
… serpentinas…
… e por casas afundadas…
… até aos 2.000 metros de altitude…
… mesmo a tempo para verem o Etna em erupção.

Ar rarefeito a 2.000 metros de altitude.

A viagem é impressionante: dirigimo-nos diretamente para o vulcão, ouvimos vários estalidos. Passamos por aldeias, atravessamos um campo de lava numa estrada nova, passamos por casas afundadas. O nosso destino: um parque de estacionamento para visitantes no lado sudeste.

A pé chega-se a uma cratera que se formou aquando de uma erupção em 2002, a subida pela areia de lava é íngreme. Por cada dois passos em frente, escorrega-se um para trás. Há meses que temos andado ao nível do mar, por isso o ar aqui em cima parece bastante rarefeito. Na primeira noite, acampamos com vista sobre a cratera ativa, que vai fumegando.

Dois passos para a frente, um para trás – e a Aimée precisa de «sapatos»: viagem de descoberta no flanco do Etna.

Grande estrondo na noite.

No dia seguinte andamos alguns quilómetros para leste. Ali há um verde fresco a espreitar da lava negra. Para a Aimée não se ferir nos pedaços de lava cheios de arestas, calçamos-lhe uns «sapatos» que tínhamos comprado como proteção contra o frio da Sibéria.

São 2h30 da segunda noite quando ouvimos um grande estrondo. Através das árvores vemos algo vermelho. Rapidamente percebemos: o vulcão entrou em erupção! Levantamo-nos imediatamente para ver o espetáculo. Uma hora depois ficamos com frio. Decidimos arriscar: mais um pouco de sono e de calor e depois continuamos a observar!

E, de facto, às 5h, o Etna continua ativo, a luz está perfeita para fotografar. Temos uma hora para captar o espetáculo da natureza. Quase não acreditamos na nossa sorte. Só quando os primeiros carros sobem a estrada de montanha é que o vulcão volta a acalmar-se.

Uma viagem inigualável.

Andrea und Mike Kammermann já estão na estrada há três anos com o seu Axor. "4-Xtremes - The World Tour" é o lema da viagem em que os dois suíços partiram em meados de 2020 - e que partilham com comunidade RoadStars! Mantenha-se atualizado e não perca nenhum dos destinos fantásticos para onde este casal de aventureiros se dirige.

Encontram aqui todas as partes da série «4-Xtremes – The World Tour».

A evolução da viagem antes da travessia para a América do Sul pode ser encontrada aqui.